Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Trabalho da Mostra: NASF de Nova Ubiratã investe em grupos terapêuticos

Publicado em:
26 de março de 2018

Pensar na saúde do indivíduo como um todo e não somente tratar de doenças. Este é o principal objetivo do projeto apresentado na XXI Encontro intitulado “Atividades em grupos desenvolvidas no Núcleo de Apoio a saúde da Família-NASF do município de Nova Ubiratã-MT, 2017”.

O projeto criou grupos terapêuticos, que somaram mais de 470 participantes, para diminuir a demanda de pacientes poliqueixosos que procuram com frequência as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao oferecer aos usuários do SUS informações sobre temas, como reeducação alimentar e incentivo às questões emocionais e corporais, o projeto teve como resultado a diminuição da demanda para consultas das especialidades e consultas nas UBS de pacientes com problemas crônicos.

Com a implantação do projeto foi observada uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes e principalmente maior adesão a tratamentos, além da adoção de novos hábitos de vida e prevenção de doenças. Ao longo da execução dos grupos alguns pacientes obtiveram perda de peso, redução dos agravos de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), diminuição de dores, diminuição de ansiedade e compulsão alimentar e, principalmente, aumento de autoestima.

Os grupos criados foram:

Grupo de Emagrecimento e Reeducação Alimentar: Realizado semanalmente, nas dependências do NASF e abordou temas como praticidade e organização com alimentação, grupos alimentares, receitas e trocas saudáveis, oficina de cozinha saudável, controle da ansiedade, importância da atividade física, auriculoterapia entre outros.

Grupo Vida Leve: Realizado quinzenalmente, na Estratégia Saúde Família, com os pacientes encaminhados por motivos de depressão e ansiedade, abordando técnicas e formas de tratamento.

Saúde em Ação: Realizado semanalmente, no qual a equipe se deslocou até os comércios privados e departamentos públicos do município, oferecendo educação em saúde aos trabalhadores, visando à prevenção a doenças. Foram trabalhados também temas propostos pelo Ministério da Saúde como Novembro Azul.

Alongamento e hidroterapia: Os grupos de hidroterapia eram realizados três vezes na semana, e os de alongamento duas vezes na semana e estimulam as práticas corporais e tratamentos fisioterapêuticos na piscina própria da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto foi elaborado pela Amanda Cristina Lima de Oliveira, Daniela Bugs, Fernanda Fabris, Karen Izabel, Silvio André e Viviane da Veiga e já vem produzindo novas maneiras de desenvolver ações de saúde na rede de serviços públicos, proporcionando o cuidado integral, acolhedor, resolutivo, promotor de saúde e não de doença. Os integrantes do projeto agradecem o apoio do gestor da Secretaria Municipal de Saúde Silvio André Stolfo, da Coordenadora do NASF Fernanda Fabris e ao esforço de todos os servidores do serviço de saúde municipal.

Alongamento (2) Alongamento Grupo de Emagrecimento (2) Grupo de Emagrecimento (3) 2 Grupo de Emagrecimento (4) Grupo de Emagrecimento (5) Grupo de Emagrecimento (6) Grupo de Emagrecimento (7) Grupo de Emagrecimento (8) Grupo Vida Leve (2) Hidroterapia (1) Hidroterapia (3) Hidroterapia (4) Horta Nasf Saúde em ação (1) Saúde em ação (2) Saúde em ação (3) Saúde em ação (4) Saúde em ação (5) Saúde em ação (6) Saúde em ação (7) Saúde em Ação

Compartilhar