Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Projeto Rede Colaborativa é discutido no XXI Encontro

Publicado em:
6 de março de 2018

Muita discussão, esclarecimentos e planejamentos fizeram parte da Conferência Magna – Projeto Rede Colaborativa – Apoiadores Regionais: “Compartilhar este sonho e tentar construí-lo, através de ações concretas, costurados por um consenso, mesmo que provisório, é tornar caminhos possíveis”. O debate foi realizado pela manhã do dia 6 de março e trouxe à tona a importância dos apoiadores para uma saúde mais efetiva e eficaz.

Fizeram parte da mesa o conferencista presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Mauro Junqueira, a Coordenadora do Projeto Rede Colaborativa do Conasems Denise Rinehart, a Coordenadora Estadual do Projeto Geny Catarina F. Rodrigues Lopes e a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) Silvia Regina Cremonez Sirena.

Com toda a sua experiência na área da saúde, Denise Rinehart discutiu sobre a vantagem dos apoiadores e do Projeto Rede Colaborativa como um todo. Segundo ela, o apoiador atualiza os gestores auxiliando sobre as melhores decisões a serem tomadas; acompanha e apoia o gestor no que diz respeito à gestão; discute posicionamentos políticos do Conasems e Cosems; repassa as informações aos gestores de acordo com as diferentes realidades vividas em cada região; escuta as demandas dos municípios; provoca discussões sobre instrumentos de gestão, orçamento e planejamento; promove espaços de educação permanentes e outros.

A Coordenadora Estadual Geny Lopes trouxe um pouco de história para a discussão, tratando da criação do Projeto Apoiadores Cosems/MT antes mesmo da implantação do Projeto Rede Colaborativa do Cosems. “Em 2017 tivemos a integração de ambos os Projetos, o que é muito importante porque agora trabalhamos com a ideia de coordenação. Sem a troca de experiências, companheirismo, responsabilidade e apoio técnico a ideia dos apoiadores não seria possível”, apontou.

Para finalizar a mesa, o Presidente do Conasems Mauro Junqueira destacou a importância das informações chegarem aos mais de 5.570 municípios de forma qualificada. Mauro ainda lembrou que os apoiadores, mais do que ajudar e subsidiar, também devem incomodar e trazer novas discussões.

E a programação segue pela tarde. Confira:

13h30 – 15h – Mesa Redonda – PNAB – Novas Perspectivas da Política Nacional de Atenção Básica- discutir o presente para transformar o futuro.
Expositores: Marema Patricio/ Assessoria Técnica CONASEMS, Regina Paula Oliveira Amorim/ Coordenadora da Atenção Primária SES/MT, Gilvan Mendes/ Técnico da SMS de Boa Esperança/PR.

Coordenador: Fabiana Leocádio Pessoa – Vice Regional Alto Tapajós
15h – 15h30 – Debate

15h45 – 17h30 – Mesa Redonda – Planejamento e Financiamento do SUS no contexto atual: o desafio de ser único.
Expositores: Cristina Paulino, Elizabeth de Arruda Pinto – COSEMS/MT,
Coordenador: Jader Bahia – Secretário do COSEMS/MT.
17h30 – 18h – Debate

WhatsApp Image 2018-03-06 at 13.42.59
Fizeram parte da Conferência Projeto Rede Colaborativa a Coordenadora do Projeto Rede Colaborativa do Conasems Denise Rinehart, a Presidente do Cosems Silvia Regina Cremonez Sirena, o presidente do Conasems Mauro Junqueira e a Coordenadora Estadual do Projeto Geny Catarina F. Rodrigues Lopes.

Compartilhar