Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Projeto Apoiadores: Larissa, 20 anos de experiência em saúde

Publicado em:
12 de julho de 2018

Ela é nova como Apoiadora da Regional da Baixada Cuiabana, está desde maio deste ano, mas experiência não falta. Com 20 anos atuando na saúde, Larissa Raquel de Pina Maulin Kchimel é Analista de Desenvolvimento Econômico e Social – Assistente Social na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso.

Com 45 anos, a Apoiadora atuou em diversos setores do Sistema Única de Saúde (SUS), já tendo exercido vários cargos no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), entre eles duas vezes o Cargo de Vice-Regional da Baixada Cuiabana e o Cargo de Vice-Presidente do Conselho. Além disso, do ano 2000 até 2008 e 2015 a 2016 atuou como Secretária de Saúde de Nossa Senhora do Livramento/MT e de 2017 a 2018 como Diretora de Atenção Primária na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá/MT.

Formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Pública, Larissa está empolgada com a sua nova caminhada. A Assistente Social afirma ter um bom relacionamento e conhecimento dos municípios da Regional da Baixada Cuiabana, na qual atua como Apoiadora, já que trabalhou em três deles: Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Cuiabá.

Confira a seguir um bate-papo com a Larissa Kchimel, que narra um pouco a nova experiência como Apoiadora e fala também sobre o Cosems/MT.

Foto 2  apoio LarissaCosems: Como Você avalia o Projeto Apoiadores?

Larissa: Este projeto é muito importante, pois ele vem ao encontro das necessidades, como forma de auxiliar os Gestores desde os enfrentamentos do dia-a-dia até subsidiar com instrumentos que fundamentam a tomada de decisões. Outro ponto que considero importante é o fato de podemos auxiliar os novos Gestores com o acolhimento e situá-los nos diversos assuntos pertinentes ao seu Município, a Regional, ao Estado e a nível Federal.

Cosems: Tem alguma particularidade a região que você atua? Conte-nos um pouco.

Larissa: A Regional da Baixada é particularmente bem antagônica, pois possuímos os dois maiores municípios do Estado, Cuiabá e Várzea Grande, e os demais são municípios de pequeno porte, entre eles temos municípios com menos de seis mil habitantes. Sendo assim, é uma região que tem que ser observada dentro da particularidade de cada município. Outro fator relevante da Regional é que ela concentra a maioria de todos os serviços de média e alta complexidade, e todos os municípios do Estado dependem da Capital. Sendo assim, ao analisarmos todas as conjunturas da organização de serviços do Estado de Mato Grosso, devemos analisar de modo especial a Regional da Baixada Cuiabana.

Cosems: O que mudou deste quando entrou como apoio?

Larissa: Apesar de pouco tempo como apoiadora, estamos trabalhando principalmente para fortalecer o Conselho Gestor desta Regional e já estamos conseguindo uma maior adesão dos Gestores Municipais de Saúde da Baixada Cuiabana nas reuniões de Colegiado e discutindo assuntos de interesses desta Regional. Também podemos perceber uma maior integração de forma colaborativa entre os Gestores da Baixada.

Cosems: Quais os principais desafios do Cosems e, consequentemente da saúde?

Larissa: Entendo que maior desafio do Cosems é manter a continuidade das ações dos serviços de saúde dentro da perspectiva do fortalecimento do SUS, com uma realidade de constantes mudanças de Secretários Municipais de Saúde e Estadual e, consequentemente, as constantes mudanças de diretrizes.

Cosems: O que você espera para o futuro do Cosems?

Larissa: Espero que o Cosems continue se fortalecendo como o órgão agregador e de suporte técnico dos Secretários Municipais de Saúde e defensor dos princípios de diretrizes do SUS.

Compartilhar