Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Projeto Apoiadores: Franco e o equilíbrio e articulação profissional

Publicado em:
8 de agosto de 2018

O entrevistado de hoje é o Apoiador Franco Danny Manciolli Oliveira, de 34 anos, natural de Barra do Garças (MT). Franco é formado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e possui Especialização em Gestão em Saúde. Municipalista nato, o barra-garcense atua no Sistema Único de Saúde (SUS) há 13 anos, e de lá para cá se mostrou muito articulador e ponderado nas suas ações em prol a saúde.

Franco começou a prestar serviços para o SUS em 2005 através de um de concurso da Secretaria de Estado de Saúde, sendo lotado no Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças (ERS). Ocupou o cargo de Gerente de Atenção Básica (2008), de Diretor (2009-2014) e também teve uma breve passagem como Secretário Municipal de Saúde em Barra do Garças.

Atualmente, é conhecido pelo equilíbrio em atuar como técnico no ERS de Barra do Garças, no setor de Atenção à Saúde, e atuar como Apoiador no Projeto Apoiadores no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) desde o início de 2017. Equilibrar o serviço público e o apoio aos municípios é a grande marca de Franco.

Confira a seguir a entrevista do Apoiador para a nossa equipe do Cosems.

Cosems: Como você avalia este projeto?

Franco: O Projeto Apoiadores é extremamente importante, pois podemos fazer uma interface direta entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) e os gestores . Neste período foi possível colher vários frutos positivos.

Cosems: Tem alguma particularidade a região que você atua?

Franco: A região Garças Araguaia faz divisa com o Estado de Goiás. A Região do Araguaia como um todo tem muitos desafios a serem enfrentados, como os grandes vazios assistenciais, nos quais ainda possuem vários municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de pouca população.

Cosems: O que mudou desde quando entrou no apoio?

Franco: A mobilização dos municípios, o fortalecimento do sentimento de grupo, a ocupação nas diversas instancias colegiadas, bem como a maior presença dos municípios como protagonistas nas instituições parceiras.

Cosems: Quais os principais desafios do Cosems e da saúde no estado, e sua região?

Franco: Acredito que auxiliar na instrumentalização dos municípios e no empoderamento das gestões municipais e também fomentar o desenvolvimento técnico e estrutural das Secretarias Municipais de Saúde.

Cosems: O que você espera para o futuro do Cosems?

Franco: Que o Cosems continue exercendo seu papel histórico de parceria e mediação na busca das soluções para os inúmeros problemas e gargalos que precisam ser enfrentadas na saúde pública de MT.

Compartilhar