Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Projeto Apoiadores: Dilma, poucas palavras que traduzem em ações

Publicado em:
22 de agosto de 2018

A entrevistada de hoje é a Apoiadora da Regional Centro Norte Mato-Grossense Dilma Da Conceição Araújo, de 58 anos. A várzea-grandense é considerada pelos colegas como uma militante nata, liderança que movimenta a região de Diamantino com seu engajamento e ações.

Dilma é formada em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Diamantino (FID),  com especialização em Saúde Pública, Gestão em Saúde, Gestão de Sistema e Serviços de Saúde, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A Apoiadora usa seu aprendizado como forma de crescimento para sua Regional, por isso, entre poucas palavras, a Dilma movimenta toda uma região.

A Apoiadora começou a trabalhar nos serviços de saúde pública no final de 1992, através de um concurso público pela Prefeitura de Diamantino, onde permaneceu lotada na Secretaria Municipal de Saúde até o início de 2017. Na Secretaria, atuou na Assessoria de Gestão, como Coordenadora no setor de Controle e Avaliação, como Coordenadora da Atenção Básica e também teve uma pequena passagem como Secretária Municipal de Saúde.

Foram 24 anos de experiência na saúde em Diamantino. Anos estes que Dilma considera de glórias e conquistas para a vida pessoal e profissional, nos quais teve a oportunidade de conhecer e vivenciar as mudanças e os processos nas políticas de saúde pública. Diante de tudo que vivenciou, Dilma destaca que seu engrandecimento se dá em poder contribuir e compartilhar com os colegas de trabalho todo o seu aprendizado. E é por isso que é sempre muito respeitada pela sua experiência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde 2016 ela atua como Apoiadora Regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) e sempre esteve no apoio aos municípios desde antes do projeto. O momento é visto como uma oportunidade de aprendizado. Confira a seguir a entrevista com a Dilma.

Cosems: Como você avalia este projeto?

Dilma: É um projeto inovador, potente e de extrema importância para o fortalecimento da gestão municipal, uma estratégia que qualifica, conecta, promove diálogo, compartilha experiência melhorando a capacidade da gestão para um bom funcionamento do Sistema Público de Saúde.

Cosems: Tem alguma particularidade a região que você atua?

Dilma: A nossa Região de Saúde está localizada no centro de Mato Grosso e, por estar situada próxima a capital, o acesso aos serviços públicos, em especial de saúde, que é nossa referência, se torna favorável e mais rápido. Contamos ainda, com alguns municípios com uma grande extensão territorial rural com número de população elevada, possibilitando ao gestor de saúde ter um olhar e um trabalho diferenciado para atender as necessidades de saúde das comunidades ali localizadas. Temos grandes potencialidades na economia da Região. Destaque para o agronegócio, com grande produção de soja, algodão e pecuária, com a indústria de cimento, fábrica de calcário, frigorífico de carne bovina, de suinocultura e de peixe. Portanto, os municípios com estas potencialidades precisam estar prontos e organizados com os serviços de saúde para receber demandas advindas das indústrias, frigoríficos, como acidentes de trabalho. E, por mais que as empresas entejam organizadas, os serviços públicos de saúde dos municípios acabam recebendo grande parte dessa demanda.

Cosems: O que mudou desde quando entrou no apoio?

Dilma: Pude observar a união dos gestores de saúde, um dando apoio ao outro, compartilhamento de experiências. Outro ponto importante foi à implantação do Colegiado de Gestores Municipais (CGM), onde os nossos gestores de saúde tem a liberdade de discutir as dificuldades, avanços, angústias, etc., vivenciadas em seu território. Em nossa Região de Saúde não se praticava a realização da Pré-CIR (Comissão Intergestores Regional), a partir da criação do CGM as reuniões da CIR ficaram mais produtivas e com menos tempo de duração.

Cosems: Quais os principais desafios do Cosems e da saúde no estado, e sua região?

Dilma: O principal desafio é de poder dar continuidade ao projeto Apoiador Rede Colaborativa tão forte, qualificador, respeitado a nível nacional e que está fazendo a diferença na gestão municipal, onde estamos vivenciando tantas dificuldades, desafios e mudanças na política de saúde.  O desafio é que o Cosems possa garantir aos gestores de saúde ampliação de capacidade técnica para o enfrentamento do cotidiano nas Secretarias Municipais de Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde do Estado precisa caminhar junto, fortalecer a equipe técnica, em especial a dos Escritórios Regionais de Saúde, para somarmos forças para fortalecimento da gestão municipal.

Cosems: O que você espera para o futuro do Cosems?

Dilma: Espero que o Cosems continue sendo o defensor dos municípios na área da saúde, com a equipe potente, parceira, dando sempre o apoio técnico para o fortalecimento e autonomia da gestão municipal.

 

Compartilhar