Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Projeto Apoiadores: Cristian, o resumo em generosidade e conhecimento

Publicado em:
12 de setembro de 2018

Você conhece aquela pessoa inteligente, CDF, conhecedora de tudo um pouco? Pois então, este é o Cristian Eduardo Bonapaz, grande em conhecimento, mas gigante em generosidade. Cristian é Técnico em Informática pela Sociedade Educacional Três de Maio do Rio Grande do Sul (SETREM/RS) e está em fase de conclusão do Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS/TO).

Ele é Apoiador Institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) da Região de Saúde Sudoeste Mato-grossense desde 2017 e atua há 11 anos na Prefeitura de Campos de Júlio. De 2007 a 2014 com o cargo de Agente Administrativo e de 2014 até hoje como Técnico em Informática com a função de Assessor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde. Cristian ainda atuou como Auxiliar Administrativo na Amaggi (2005-2007) e o mesmo cargo na Trevo Contabilidade (2002-2004).

Considerado esta pessoa de coração enorme, humilde e um grande entendedor de gestão em saúde, o Apoiador é membro: do grupo condutor da Rede Atenção Psicossocial (RAPS) de Campos de Júlio; do grupo condutor da RAPS da Região de Saúde Sudoeste Mato-grossense; suplente do grupo condutor estadual da RAPS de Mato Grosso; do grupo condutor da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Campos de Júlio; do grupo condutor regional da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Região de Saúde Sudoeste Mato-grossense; da Comissão Integração Ensino e Serviço (CIES) da Região de Saúde Sudoeste Mato-grossense.

Ufa, calma que ainda não acabou. Cristian faz parte da Comissão de Elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) SUS de Campos de Júlio, da Comissão do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) para elaboração do Plano Estratégico do município de Campos de Júlio (2015 a 2035), da Comissão Organizadora das Conferências Municipais de Saúde, Vigilância em Saúde e Saúde da Mulher (2007 até o momento) e representante do COSEMS no Grupo de Trabalho de Governança de Informática e Informação em Saúde do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Cristian ainda faz parte da Elaboração do Plano de Fortalecimento da Região de Saúde Sudoeste Mato-grossense, foi coautor do Projeto ReciclArt – Premiado na 14ª Mostra Brasil Aqui tem SUS do Conasems (WebDoc Brasil), Conselheiro e Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campos de Júlio (2012-2015) e membro suplente do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) do município de Campos de Júlio (2013-2016).

O currículo do Apoiador é tão grande que tivemos que dar uma resumida. São mais de 64 cursos e outros eventos que Cristian participou. Não é à toa que ele é a pessoa que apoia a equipe e o próprio apoio com tanto conhecimento. É aquela máxima: está com dúvida? Pergunta para o Cristian! Confira a entrevista com o Apoiador Cristian.

Cosems: Quando você iniciou como apoiador no Cosems?

Cristian: Em 2017, mas já participava das reuniões do Cosems desde 2010 e apoiava a Vice-Presidente Regional do Conselho desde 2012.

Cosems: Como você avalia este projeto?

Cristian: De suma importância para os gestores e sua equipe técnica, pois é um instrumento de interlocução dos municípios com o Cosems, Conasems e Ministério da Saúde.

Cosems: Tem alguma particularidade a região que você atua? Conte-nos um pouco.

Cristian: São muitas as particularidades… município com um dos maiores PIB Per Capita do País, município que não tem acesso aos demais municípios da região sem passar por Rondônia (Rondolândia), tem população quilombola, tem população indígena, tem “montanha” de ouro (Nova Serra Pelada), tem belezas naturais e algumas que são surreais!

Cosems: O que mudou desde quando entrou no apoio?

Cristian: Percebo que hoje os gestores estão unidos, dialogando e em busca do fortalecimento da região.

Cosems: Quais os principais desafios do Cosems e da saúde no estado, e sua região?

Cristian: Gerir os recursos financeiros de maneira eficaz. Na região, nosso maior desafio é a distância. São muitos quilômetros percorridos para garantir atendimento aos usuários, por ser uma região nova, ainda não temos muitos serviços essenciais.

Cosems: O que você espera para o futuro do cosems e da saúde?

Cristian: Espero que o Cosems se fortaleça cada vez mais e que nossa saúde possa ser de fato universal, integral e equânime.

Compartilhar