Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Mostra Cosems: Projeto Geração Saúde em Alto Araguaia

Publicado em:
15 de julho de 2019

De autoria do Fisioterapeuta Maciel Aurélio Peruchi, o Projeto Geração Saúde de Alto Araguaia foi um dos trabalhos destaque apresentados na Mostra do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT). Em observância da grande dispensa de medicamentos de controle de diabetes e pressão, os profissionais identificaram a necessidade de incluir atividades físicas com estes grupos. Foi então implementado o Projeto nos Programa Saúde da Família (PSF’s), com início em fevereiro de 2017.

O projeto prevê a prática de atividades físicas a grupos de idosos, hipertensos e diabéticos atendidos em quatro unidades básicas de saúde no município. A ação é organizada e planejada mensalmente, e realizada nas academias ao ar livre nos bairros em que estão inseridas as unidades. Em novembro de 2018, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Alto Araguaia e a Justiça do Trabalho, foram adquiridos 100 pares de tênis e distribuídos para os participantes, trazendo ainda mais benefícios ao projeto.

Além dos encontros diários, ainda é promovido mensalmente um encontrão com os integrantes atendidos, que juntos trocam experiências, realizam atividades físicas e assitem palestras. As atividades são coordenadas pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e possui apoio de demais profissionais da saúde da Prefeitura Municipal de Alto Araguaia.

Segundo os organizadores do Geração Saúde a iniciativa tem mudado a rotina dos integrantes do projeto por conta da inclusão de hábitos saudáveis e de exercícios físicos no dia a dia, promovendo mais qualidade de vida. “As atividades melhoram as capacidades psicomotoras, evitam e previnem o surgimento de doenças como as cardiovasculares, auxiliam na perda de peso, reduzem a pressão arterial, o diabetes e o colesterol, diminuem o estresse e aumenta a expectativa de vida.Tais apontamentos asseguram a viabilidade do projeto que incide positivamente na saúde ao reduzir o consumo de medicamentos”, aponta o Fisioterapeuta.

1 2 3 4 5 6 7 8

Compartilhar