Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Mostra Cosems: Projeto CuidaDor em Cáceres

Publicado em:
15 de maio de 2019

Uma grande incidência de dores crônicas na população chamou a atenção da Clínica Geral e Médica da Estratégia da Saúde da Família (ESF) Dra. Susana Rosel Paz Hernandez. Foi a partir daí que a médica do Programa Mais Médicos para o Brasil desenvolveu, na Unidade de Saúde Cohab Nova, em Cáceres, o Projeto CuidaDor.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Enfermeira Giane Akimoto Furtado, que é capacitada em auriculoterapia. A autora é capacitada em reflexologia podal e automassagem técnicas. Identificando a necessidade de minimizar a problemática das dores crônicas e aproveitando o conhecimento adquirido no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) sobre Praticas Integrativas Complementares (PICs), o projeto foi proposto.

O Projeto CuidaDor teve como objetivo a redução dos índices de dor em pacientes da ESF do bairro Cohab Nova por meio de possibilidades terapêuticas, clínicas médicas e de reabilitação previstas nas PICs articuladas em ações interprofissionais. Participaram cerca de 30 pacientes com dor crônica de diferentes etiologias. As metas do projeto foram: redução de da dor crônica em 50% dos casos sem uso continuo de analgésico, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou esteroides; transmitir os conhecimentos sobre PICs aos pacientes participantes do projeto e continuidade do projeto (os dados apresentados neste projeto foram de abril a dezembro de 2018).

Primeiramente, foram realizadas avaliações ortopédico-neurológicas e aplicação de um questionário semiestruturado para identificação do grau/causa da dor. Conseguinte, se iniciou o tratamento básico que consiste na administração de Complexo B bem como a realização de auriculoterapia aplicada na Unidade.

Sequencialmente foram iniciadas cinco rodas de conversa com fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta, enfermeira e médica, com o objetivo de ensinar técnicas como automassagem, reflexologia podal e meditação para que os pacientes realizassem as atividades no dia a dia. Fizeram parte das terapias complementares, também, a realização de práticas corporais orientadas por professora e estudantes de Educação Física.

Como resultado, o projeto identificou uma melhora clínica dos pacientes com a redução dos índices de dor dos pacientes. Ao iniciarem as atividades, 86,67%  apresentavam dores de moderada a máxima e após o período de realização das atividades esses índices passaram a acometer apenas 36,6% dos pacientes. Destaca-se também que 23,4% dos pacientes não são mais acometidos por dores e não necessitam do uso de analgésicos, AINEs ou esteroides, sendo que sua estabilização depende plenamente das PICs e doses controladas de Complexo B.

Segundo as autoras, a repercussão do projeto foi grande e, além de conseguir reduzir as dores crônicas, também conseguiram reduzir a ansiedade, depressão e estresse, gatilhos fundamentais para ativar as crises de dor. E o projeto continua com a terceira turma. Com base nos resultados, as pesquisadoras tem como projeto futuro publicar um protocolo de atenção primaria para as dores crônicas, que garante eficácia de 85% de melhora da dor crônica.

A Dra. Susana e Giane agradecem aos pacientes pela confiança no trabalho, ao apoio da equipe de saúde (as Agentes de Saúde Denilsy Garcia de Souza e Isaura de Assunção; as Técnicas de Enfermagem Elizamar Marçal de Araújo e Viviam Cebalho Pereira; a profissional de Serviços Gerais Fátima Silva de Alcântara Conceição; a profissional da área Administrativa Amanda Ferreira de Macedo, a integrante da equipe EduSaúde/EF-Unemat Fernanda Heloisa de Mello), ao apoio do Secretario de Saúde de Cáceres Antônio Carlos de Jesus Mendes e ao trabalho voluntário da Fisioterapeuta Tatiane Amorim de Matos, a Psicóloga do Centro de Reabilitação Eliete Baptista Mucari de Almeida e a Terapeuta Jane Seba Lima.

20180530_083020 20180919_205534 fot1 fot2 fot3 fot4 fot5 Screenshot_20180919-211814_Gallery Screenshot_20180919-211841_WhatsApp

Compartilhar