Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Mostra Cosems: Programa Saúde na Escola – Educação para o Trânsito de Porto Esperidião

Publicado em:
29 de julho de 2019

Um dos trabalhos selecionados como destaque na Mostra do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) realizado no XXII Encontro foi o Programa Saúde na Escola – Educação para o Trânsito de Porto Esperidião. O trabalho foi idealizado pela Enfermeira Andreia Cristina Mackert Matheus e a Agente Comunitária de Saúde (ACS) da Equipe de Saúde de Família (ESF) Gilda Maria Fererine Valles de Miranda em dezembro de 2018.

O projeto surgiu da necessidade de abordar com os alunos conceitos de segurança, educação e vida no trânsito como formas de orientar a circulação na cidade que cresce em fluxo de veículos e pedestres, e, em contrapartida gerar conhecimento para formação de cidadãos. Foram trabalhadas diversas metodologias, como explanação de conteúdos de forma lúdica e atrativa, motivação dos alunos através de palestras, rodas de conversas, brincadeiras, simulações de vivências no trânsito, artes com reciclagem e outros.

Os objetivos propostos pelo projeto abrangeram: contribuir para um trânsito mais seguro; ter consciência da importância das normas de trânsito; reconhecer o semáforo de veículos e de pedestres, sua importância e significado; deixar que um adulto o segure pelo punho para sua maior segurança; atravessar sempre na faixa de segurança, ou na falta desta, utilizar passarela, ou em último caso no meio do quarteirão; olhar para os dois lados antes de atravessar a rua; andar sempre pela calçada e do lado de dentro da mesma.

A ação contou com a participação de 95% dos alunos nas atividades e também foi observado pelas pesquisadoras um bom desempenho das crianças nas atividades propostas. O sucesso foi refletivo na garantia da continuidade do projeto em que foi firmado uma parceria com a Prefeitura Municipal para a confecção de placas em frente e nas proximidades das escolas de Porto Esperidião.

As escolas atendidas pela ação foram a Creche Pingo de Gente, Educação Infantil Wictor Hugo e a Escola Municipal Maria Gregoria. O projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, a Autoescola Roma que ofereceu forneceu material de apoio e orientação, a Secretaria Municipal de Obras e também os profissionais das escolas que desenvolveram as atividades.

“Com a saúde na escola nos informando sobre a educação no trânsito, seremos bons pedestres, bons motoristas e não vamos chegar no hospital machucados”, uma aluna do 5º ano da Escola Maria Gregoria que resume o projeto com satisfação.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Compartilhar