Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Mostra Cosems: Intervenção em casos de hipertensão arterial no Posto de Saúde da Família I em Paranaíta

Publicado em:
12 de junho de 2019

Um dos trabalhos destaque na Mostra Cosems – Exposição das Experiências Exitosas dos Municípios, durante o XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso, foi “Intervenção em casos de hipertensão arterial no Posto de Saúde da Família I” em Paranaíta. O trabalho é de autoria da Alessandra dos Reis Bezerra.

Com a observação da recorrência frequente de atendimentos por crise hipertensiva na rotina do PSF I, surgiu a necessidade de uma intervenção que provocasse mudança efetiva na assistência terapêutica comportamental associada à corresponsabilidade dos usuários em seu autocuidado.

Com a finalidade de reverter à situação encontrada no início de 2017, a pesquisadora propôs um cronograma de atividades e mudanças no processo de trabalho do grupo de hipertensos e diabéticos tendo como objetivos: reduzir os casos de crise hipertensiva e suas complicações; identificar os pacientes para a elaboração de Projeto Terapêutico Singular; melhorar a qualidade de vida dos usuários e conscientizar sobre a importância do autocuidado.

Os atendimentos aos grupos de hipertensos e diabéticos aconteceram uma vez ao mês, onde rotineiramente foram verificados os dados antropométricos, aferição de pressão arterial, atualização da prescrição medicamentosa e educação em saúde com tema voltado para o autocuidado e controle de hipertensão e diabetes.

A cada três meses foram solicitados aos pacientes exames para cálculo do escore de risco para doenças cérebro vasculares em 10 anos e realizadas orientações individuais conforme os achados. Os pacientes identificados com alto risco foram encaminhados para o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), que em pareceria com a equipe, desenvolveu Projeto Terapêutico Singular.

Segundo a equipe, a atividade educativa foi orientada ao autocuidado e tornou clara a necessidade do comprometimento individual de cada usuário no seu tratamento. A ação contribuiu, junto com as demais atividades, para a redução das crises hipertensivas, regularidade no tratamento e consequente qualidade de vida. A equipe salientou que o alcance dos objetivos propostos foi atingido e o grau de satisfação do usuário foi bom graças à adesão e frequência nos grupos, à organização e empenho de todos os profissionais da equipe do PSF I.

A estratégia apresentada pela pesquisa tornou-se rotina no processo de trabalho da equipe do PSF I. “Agradecemos em especial aos usuários que aderiram a proposta, sem eles e somente pelo esforço de cada um no cuidado da sua saúde, os objetivos foram alcançados. A gestão municipal que sempre atendeu as solicitações da equipe na disponibilização de transporte e os insumos necessários para a realização das ações”, finaliza Alessandra.

Imagem: Drauzio Varella Uol

Compartilhar