Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Mostra Cosems: Centralização da Sala de Vacina no Município de Tapurah

Publicado em:
27 de março de 2019

Ampliar e melhorar o acesso ao serviço de vacinação no município de Tapurah para, como consequência, aumentar a cobertura vacinal. Este foi o objetivo base do trabalho denominado “Centralização da Sala de Vacina no Município de Tapurah – MT”, premiado e apresentado na Mostra Cosems – Exposição das Experiências Exitosas dos Municípios durante o XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso.

O trabalho descreveu a eficiência da centralização da sala de vacina em uma única unidade de saúde, possibilitando o fácil acesso e atendimento em horário diferenciado. O atendimento foi estendido para mais de 15 horas semanais, sendo das 7h às 18h incluso intervalo do almoço, proporcionando uma ampliação no número de atendimentos.

A ação também permitiu a otimização dos frascos de vacinas multidoses que possuem vencimento diário e dos equipamentos de refrigeração, levando a uma economia de R$ 50 mil durante os oito meses de funcionamento do projeto. A economia refere-se à diminuição de gastos com a manutenção dos aparelhos de refrigeração e de recursos humanos, já que o serviço passou a ser centralizado. Com o recurso, foi adquirida uma câmera refrigerada para armazenamento das vacinas conforme recomenda o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A sala de vacina centralizada também dispõe de Responsável Técnico, e, por estar anexa a unidade hospitalar, tem disponível uma equipe de multiprofissionais disponíveis para atender prontamente a qualquer evento adverso relacionado à vacinação. A educação em saúde também é facilitada com a realização de capacitação permanente da equipe, inclusive considerando as constantes atualizações em vacinas e implementação de Procedimento Operacional Padrão (POP) de imunização.

O trabalho é de autoria de Marcos A. N. Felipe, coautoria de Elaine A. Silva e Vivian F. M. V. Ferreira, e contou com a parceria da Secretaria de Saúde de Tapurah e Escritório Regional de Saúde (ERS) de Sinop. Mesmo que não descrito no trabalho, os pesquisadores têm projetos futuros, como a implantação da planificação na Atenção Primária à Saúde (APS) e Classificação de Risco, de maneira que as unidades que não possuem sala de vacina se sintam responsáveis pela sua população.

Parabéns aos envolvidos neste trabalho que reflete a pesquisa e prática em favor de um atendimento de qualidade.

1 3 6 7 8

Compartilhar