Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Diretoria Cosems: Jader Bahia, a objetividade e a precisão nas ações em saúde

Publicado em:
24 de outubro de 2018

Conhecer como funciona e as pessoas que fazem parte da Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) é essencial para compreender como o Conselho atua. O entrevistado de hoje é conhecido por ser muito objetivo, preciso e incisivo quando o assunto é saúde, gestão e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

É ele, o Secretário Geral do Cosems/MT Jader Luis de Araújo Mendes Bahia. Mato-grossense de coração, foi criado em Barra do Garças/MT, mas nasceu em Goiânia/GO da união de um Médico e uma Farmacêutica Bioquímica. Com 33 anos, Jader se graduou em 2008 no curso de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Jader possui Pós-Graduação em Saúde Pública (2010) pela Faculdade Montes Belos, realizado em Barra do Garças e também é Pós-Graduado em Gestão em Saúde (2013) pela Universidade Federal de Mato Grosso – Universidade Aberta do Brasil realizado em Água Boa (UFMT/UAB).

Antes mesmo de se graduar, foi aprovado em concurso público da Prefeitura Municipal de Água Boa, e desde 2009 é servidor efetivo da Secretaria de Saúde do município no cargo de Médico Veterinário. Já atuou em diversas áreas, como Vigilância Sanitária, Controle de Zoonoses e também na Inspeção Sanitária Industrial, especificamente no abate de bovinos, através do Serviço de Inspeção Municipal.

E a história do Secretário envolvendo a saúde não para por aí. Desde abril de 2016 é Gestor Municipal de Saúde de Água Boa e foi a partir desse momento que a sua história começou a se cruzar com a do Cosems/MT. Quando foi empossado como Secretário de Saúde (no dia 4 de abril de 2016), já na mesma semana, Jader foi a capital participar da sua primeira reunião de Diretoria do Conselho. Começa aí uma grande história.

Meses após, na reunião de colegiado regional, foi eleito vice-regional Cosems da região do Médio Araguaia. Já em 2017 tornou-se Secretário Geral do Conselho, cargo que assume até hoje com a atual gestão.  “Lembro-me de forma muito viva meu primeiro contato com o Cosems. Ansioso, porém muito sereno e disposto a aprender, fui recebido por todos de maneira receptiva e carinhosa. Qualquer sentimento de apreensão foi eliminado naquele momento. Me senti em casa”, lembra.

Jader continua: “De lá pra cá, sempre me coloquei a disposição do Colegiado a fim de fortalecê-lo. Para mim este espaço é ímpar, único. A vivência com diversos gestores de municípios de todas as dimensões, compartilhar casos de sucesso, angústias do sistema, poder contar com a assessoria da equipe técnica de forma integral e resolutiva, enfim aprender e tentar colaborar com os colegas”.

O Secretário ainda aponta os ganhos que fazer parte do Conselho trouxeram para a sua vida. “O Cosems me fez crescer, tanto profissionalmente e intelectualmente como sentimentalmente. De simples conhecidos para grandes amigos. Uma família. A união de pessoas de bem que se dedicam ao máximo em prol da população mato-grossense”, diz.

Jader ainda cita as três décadas de existência do Cosems, formado, segundo ele, por mentes brilhantes, resultado do empenho destes gestores. “Hoje, com toda essa evolução, o Conselho figura entre os mais atuantes do país. Uma força de Mato Grosso que representa e defende as 141 Secretarias Municipais de Saúde de forma igualitária com vistas aos princípios e diretrizes do SUS. Consolidado, promove efetivamente a descentralização das ações de assistência à saúde empoderando os municípios, os principais executores das políticas de saúde pública”, acrescenta.

O entrevistado finaliza fazendo um balanço dos seus 10 anos de profissão completados em 2018. “Tive e tenho uma história iniciada e em desenvolvimento a favor do SUS. O gestor se descobre e se forma, não existe receita ou padrão, mas sempre digo que os extremos são instáveis, e a forma mais eficaz de se fazer gestão é alinhando técnica com política. É essencial ter conhecimento técnico mas é necessário promover o equilíbrio entre os poderes. E nessa linha de pensamento pretendo continuar seguindo”.

Compartilhar