Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Debates e agradecimentos marcam o 1º dia de Encontro

Publicado em:
13 de março de 2019

O dia 12 de março, primeiro dia do XXI Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, foi marcado por muitos trabalhos, falas emocionadas e defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade. Durante o dia, foram expostos mais de 100 trabalhos de ações exitosas dos municípios de Mato Grosso, denotando a dedicação das equipes de saúde. Os trabalhos continuarão expostos até o fim do evento.

Já no período noturno, foi promovida a Solenidade de Abertura, que contou com grandes profissionais na composição da mesa, sendo a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) Silvia Regina Cremonez Sirena, o Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Mauro Junqueira, o Secretário de Estado de Saúde Gilberto Gomes de Figueiredo, o Secretário de Saúde de Várzea Grande Diógenes Marcondes, a Representante das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) Carmencitta Ignat, os Deputados Estaduais Paulo Araújo e Dr. Eugênio, ambos fazem parte da Comissão de Saúde de Assembleia Legislativa.

Ainda, na oportunidade, foi realizado um bate papo com o Presidente do Conasems Mauro Junqueira, coordenado pela Presidente do Cosems/MT Silvia Sirena, que destacou a importância do SUS, dos desafios dos gestores municipais e também discutiu sobre os financiamentos. O Presidente pontuou que os Estados tem investido pouco e os municípios tem arcado com as ações para proporcionar uma saúde de qualidade. Ele falou também da importância dos Secretários Municipais terem mais autonomia para que possam realmente exercer uma boa gestão.  Mauro ainda destacou que as Comissões Intergestores Regionais (CIR), as Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e as Tripartites precisam ser mais ocupados pelos gestores, pois são espaços de discussão que apoiam a gerência e levam a mais ações efetivas.

A Presidente do Cosems/MT também aproveitou a oportunidade e traçou um panorama do tempo em que ficou à frente do Conselho, agradecendo as pessoas que fizeram parte desta jornada.

DSCN4614

E a programação continua, com o tema “SUS: transcender os limites para garantia do direito à saúde”.

PROGRAMAÇÃO

13/03

08h30 – 12h – Mesa Redonda – A Atenção à Saúde coordenada pela Atenção Básica: desafio do equilíbrio das necessidades de saúde, serviços e tecnologias a serem desenvolvidas com experiências exitosas. (Expositores: Valdeni Alexandre Ciconello Neto, Lisete Steffens, Elieth Pereira dos Santos Rodrigues, Julio Alberto Wong Un. Coordenadora: Graça Mendes- Secretária Municipal de Saúde de Arenápolis)
11h – 12h – Debate
12h – 13h30 – Almoço
14h – 18h – Mostra Cosems – Exposição das Experiências Exitosas dos Municípios
14h – 15h – Mesa Redonda – DigiSUS – incorporação da tecnologia digital no SUS (Expositores: Diogo Demarchi – COSEMS/SC – CONASEMS, NGER/SES/MT Aires Sartori e SEINSF/MS Susi Astolfo.  Coordenadora: Jéssica Rocha- Assessoria Técnica – COSEMS/MT)
15h – 15h15 – Debate
15h15- 15h30 – Coffee Break
15h30 – 16h – Lançamento Publicação Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra- Carteira dos Serviços de Saúde – Itamar M. Bonfim e Prof. Josué Souza Gleriano.
16h – 18h – Mesa Redonda – Financiamento do SUS – cenários e perspectivas (Expositores: Secretário Municipal de Tapurah Marco Antônio Noberto Felipe e Gilberto Gomes de Figueiredo – Secretário de Estado de Saúde. Coordenadora: Assessoria Técnica Cosems/MT Elizabeth Pinto)

14/03

08h30 – Assembleia Geral do Cosems/MT com eleição e posse da nova diretoria para o biênio 2019/2021 e encerramento do Encontro.
10h30 – Reunião de Diretoria do Cosems/MT.
12h – 14h – Almoço
08h – 12h – Mostra Cosems – Exposição das Experiências Exitosas dos Municípios
14h – Reunião de CIB Estadual

ATIVIDADES SIMULTÂNEAS

13 e 14/03
Tenda Paulo Freire – URPICS/Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (mais informações no link http://www.cosemsmt.org.br/cosemsmt-divulga-programacao-das-atividades-simultaneas-no-encontro/)
Exposição de Pôster
Stand de Atendimento do Ministério da Saúde e SES: DIGISUS, Mais Médicos, entre outros.

Compartilhar