Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Conferências Municipais de Saúde recebem apoio técnico em expertise

Publicado em:
31 de maio de 2019

As Conferências Municipais de Saúde estão sendo realizadas em todo o Mato Grosso com o objetivo de proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos, união e efetivação dos motes sustentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As conferências são organizadas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) com apoio das equipes de saúde de cada região.

Neste ano, as conferências têm como tema principal Democracia e Saúde, até mesmo para proporcionar a reflexão do atual momento de mudanças que o país passa. Este eixo é dividido em outros: Eixo Temático I Saúde Como Direito; Eixo Temático II Saúde Mental Direito e Dever de Todos; Eixo Temático III Consolidação do SUS; Eixo Temático IV Financiamento do SUS.

Para percorrer os tantos quilômetros que envolvem o estado e levar conhecimento e expertise sobre o assunto, o Cosems/MT vem contando com profissionais altamente gabaritados e militantes do SUS para participar como palestrantes dos eixos temáticos. Conheça um pouco de alguns desses profissionais:

MIRIAM ESTELA DE SOUZA FREIRE: participou como palestrante do Eixo Temático II na 6ª Conferência de Saúde de Rosário Oeste. Miriam é Enfermeira Apoiadora Sífilis do Ministério da Saúde. Atualmente é mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A Enfermeira possui graduação em Enfermagem Obstetrícia pela UFMT (1992), Especialização em Saúde Pública pela UFMT (2000), Especialização em Vigilância em Saúde de Doenças Transmissíveis pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2007), Especialização de Formação Docente na Área de Vigilância da Saúde pela ENSP – Fiocruz/RJ (2011), Especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal de Goiás (2011).

Segundo Miriam, as conferências são contribuições muito importantes para o SUS e para todos os profissionais militantes da causa, possibilitando um espaço de resgate e discussão sobre os enfrentamentos cotidianos dos profissionais de saúde. A Enfermeira ainda reforça a importância do reconhecimento do SUS, independente do momento político e de conflito de interesses. “Nós que somos mais experientes temos que mostrar às novas gerações a defesa da política pública de saúde”, aponta.

mirian 2 mirian 3 mirian 4 mirian

LUIZ SOARES: participou como palestrante na 7ª Conferência Municipal de Saúde de Araputanga falando sobre o Eixo Temático IV. Luiz é um dos militantes do SUS de maior destaque em Mato Grosso, possuindo um amplo conhecimento e expertise que envolve o assunto.

Formado em Engenharia Sanitária pela UFMT (1987), ainda possui Especialização em Saúde Pública e Especialização em Planejamento Estratégico em Saúde, ambos pela UFMT. Há 32 anos atua, de forma direta e indireta, na organização em serviço pelo SUS. Foi presidente por dois mandatos (2001-2005) do Cosems/MT e foi diretor administrativo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) por outros dois mandatos (2005-2009). Confira uma entrevista completa com o Luiz no link.

pp WhatsApp-Image-2018-04-02-at-07.23.22-225x300 WhatsApp-Image-2018-04-02-at-07.25.08-1024x768

APARECIDA CLESTIANE DA COSTA SOUZA VIEIRA MOLINA: palestrante na Conferência de Saúde de Campo Verde e Nobres com o tema Saúde como Direito e na Conferência de Denise discutindo sobre Democracia e Saúde. Clestiane, como é conhecida, é Administradora Pública na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Coordenadora de Saúde por cinco anos e Gestora de Saúde por 14 anos nos municípios de Denise, Nova Marilândia e Nobres.

“Penso que as conferências são muito importantes para a democracia e conquista de direitos sociais. Elas são uma forma de provocar interação de todos os interessados na saúde, tanto usuários, como gestores, profissionais e prestadores de serviço. É um espaço muito rico onde são tratadas as necessidades e diversidades, podendo assim haver uma propositura de uma saúde integral, plural e acessível a todos”, declara.

pp (1)PALESTRA-MPE-17-600x450

AGOSTINHO BESPALEZ FILHO: participou como palestrante da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Brasnorte com o tema do Eixo Temático VI. Agostinho é Farmacêutico e Membro da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) representando o Cosems. Já foi Secretário de Saúde de Cotriguaçu e Juína e Ex-Secretário Geral do Cosems/MT.

O Farmacêutico destaca que as Conferências são importantes momentos dedicados a uma motivação social em trazer o usuário, o trabalhador, a gestão, todos em um mesmo ambiente, direcionados a um bem maior que é o SUS. “Isso é muito importante, o debate, o conhecimento, a discussão das dificuldades, enfim, um espaço para fortalecer essa junção social que é o SUS. Um SUS em benefício de todos”, aponta.

agostinho 2 agostinho 3 agostinho

MARILDES FERREIRA: palestrou em vários Eixos Temáticos nas Conferências em Jaciara, Dom Aquino, Juscimeira, Pedra Preta, Alto Taquari, Alto Garças e São Jose do Povo (previsão). Marildes reforça que colabora de maneira voluntária como palestrante, pois acredita e defende o SUS, ações que ela afirma ter aprendido com a Assessora Técnica do Cosems/MT Geny Catarina Francisca Rodrigues Lopes.

Ela é graduada em História (1999), Especialista em História e Teoria da História (2002) e Mestre em História (2006), todos pela UFMT. É Servidora Pública de carreira há 30 anos na Secretaria de Saúde no Departamento de Gestão do SUS e professora de graduação e pós-graduação. Foi Secretaria de Saúde de Rondonópolis (2013-2016) e exerceu o cargo de Secretaria Geral do Cosems/MT por dois mandatos consecutivos (2013-2016).

“Acredito na  saúde de qualidade e humanizada. Tudo é possível de ser feito quando cada um exerce o seu papel de fato e de direito, respeitando os princípios básicos do SUS. De fato, falar do SUS é falar das conquistas daqueles que deitaram o solo desta pátria, para que hoje possa ser desfrutado apesar das dificuldades. Não  podemos deixar que tantas lutas caiam por terra, por isso que deixo hoje meus afazeres e vou falar nas Conferencias de Saúde”, acredita.

Marildes ainda acrescenta que as políticas públicas devem ser fortalecidas para garantia dos direitos e que as conferencias são momentos especiais de reflexão que dão voz e ao cidadão e usuário para repensar o SUS.

 

Os Apoiadores também participaram ativamente, a diretoria executiva, a ex-presidente do Cosems/MT Silvia Sirena e outros militantes do SUS. Em breve traremos mais entrevistas para vocês. Parabéns e obrigada pela dedicação de todos.

Compartilhar