Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

BETH: anos de trabalho dedicado ao Cosems

Publicado em:
23 de abril de 2018

Sempre com um sorriso no rosto e pronta para ajudar, esta é a nossa entrevistada de hoje. A Elizabeth de Arruda Pinto, conhecida carinhosamente como Beth, é Economista e tem uma carreira de 45 anos. Desses anos, 12 foram dedicados ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) e cinco na Secretaria de Saúde de Peixoto de Azevedo.

Beth é especialista em Administração Pública, em Planejamento e Orçamento, em Gestão em Ações e Serviços Públicos em Saúde e Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde, em Elaboração de Projetos e também em Planejamento e Orçamento do SUS.  Ufa, quanta experiência. Ainda participou de diversos cursos de aperfeiçoamento e capacitações voltados para a área de saúde.

Confira a seguir uma entrevista realizada pelo Cosems com a integrante da equipe técnica Beth contando um pouquinho da sua história e da sua atuação no Conselho.

Cosems: Conte-nos quando você entrou para o Cosems e em que área atua.

Beth: Logo que me aposentei, em 2000, fui convidada por Luiz Soares, que na época era Presidente, para vir trabalhar no Cosems/MT com o objetivo de organizar a área administrativa e financeira do Conselho e fazer prestação de contas de recursos que estavam pendentes.  A minha atuação no Conselho, na função de Assessora Técnica, é, principalmente, na área de Administração, Planejamento, Orçamento e Financiamento do SUS; elaboração de projetos visando à negociação de recursos para execução das ações do Cosems, entre outras.

Muita coisa mudou na minha vida, porque vim da área estadual de planejamento.  Apesar de ter conhecimento da área, nunca havia trabalhado especificamente na saúde. Tive que estudar muito para dar conta dos desafios da área, mas valeu a pena. Hoje me considero uma conhecedora do assunto.  A área da saúde é dinâmica, todos os dias têm novidades e é necessário estudar muito para ficar atualizada com os assuntos, que são muitos. Quase todos os dias são publicadas portarias federais e estaduais que necessitam de estudo e interpretação.

Cosems: O que mudou no Cosems, em sua opinião, ao longo desses seus anos de atuação.

Beth: Muita coisa mudou para melhor no Cosems, como o aumento da equipe técnica, que antes se resumia em três pessoas eu (Beth), Jucineide Oliveira, a Neide, e nossa saudosa Joacir, chamada de Jô, que foi ao encontro do Senhor em setembro de 2016 e que até hoje sentimos muitas saudades. Atualmente, somos uma equipe de seis profissionais que dão suporte ao Cosems e mais dezesseis apoiadores regionais.

Também tem a melhoria da estrutura física e de equipamentos do Cosems, que atualmente tem a disponibilidade de dois veículos próprios. E muitas outras ações como o fortalecimento das instâncias regionais, por meio dos Vices-Presidentes Regionais, o empoderamento do Cosems como representação institucional dos Gestores de Saúde do Mato Grosso, em toda instâncias federal, estadual e municipal, a especialidade que o Conselho adquiriu em fazer gestão administrativa e financeira dos recursos próprios e de convênios, a expertise em organização de eventos e fazer educação permanente em saúde e também o respeito que os técnicos do Cosems adquiriram em todas as instâncias.

A partir de 2016, a implantação do Projeto Apoiador Regional trouxe nova dinâmica de trabalho ao Cosems, garantindo o apoio técnico aos gestores da saúde em suas regiões.

Cosems: Quais as suas funções no Cosems?

Beth: Sempre desenvolvi a função de Assessora Técnica.  Na gestão de Luiz Soares, além de assessora, respondia também pela Secretaria Executiva, de forma extraoficial, acumulando as duas funções.  Além disso, participamos da elaboração de vários Projetos visando negociação de recursos para apoio do Cosems aos gestores da saúde nos municípios e região. Também atuei como facilitadora em diversas oficinas regionais em Planejamento e Orçamento e Pacto de Gestão.

Em 2009, elaboramos a cartilha “O Financiamento do SUS” que enfatiza aspectos de Planejamento e Financiamento do SUS, trabalho desenvolvido no Cosems/MT e publicado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

Fiquei afastada do Cosems por seis anos, quando estive em Peixoto de Azevedo exercendo o cargo de Assessora Técnica do município e de Secretária Municipal de Saúde. Enfrentei muitos desafios na gestão da saúde nesse período e aprendi muito conhecendo a realidade e as dificuldades da saúde em Peixoto.

Em 2015, retornei para o Cosems com muito mais experiência de gestão, voltando a exercer o mesmo cargo de Assessoria Técnica, além de representações do Cosems em instâncias federais e estaduais, através de participação em diversos Grupos de Trabalho e Câmaras Técnicas.  Em 2016, o Conselho publica a 2ª Edição da Cartilha, com nossa participação na revisão e atualização.

Gosto muito de trabalhar com a equipe do Cosems. É uma equipe unida, onde todos visam o mesmo objetivo “a consolidação do Sistema Único da Saúde”.

Cosems: Quais as maiores dificuldades que o Cosems enfrenta em sua opinião?

Beth: Pontuo como uma dificuldade enfrentada pelo Cosems a rotatividade de Gestores da Saúde. Também pontuo a transferência e até dispensa de Técnicos da Saúde devidamente capacitados, sem nenhum critério técnico, gerando descontinuidade nos serviços. A distância entre a capital e diversos municípios do estado, geralmente os mais necessitados de apoio, a luta constante do Cosems pela regularização do financiamento da saúde, gerada pelos constantes atrasos das transferências dos incentivos estaduais, e outras demandas advindas dos municípios que são temas constantes do Cosems, tais como Assistência Farmacêutica, Reabilitação, Complexo Regulador, Atenção Hospitalar, Hospitais de Pequeno Porte (HPP), Transporte Sanitário e outros.

Cosems: O que você espera para o futuro do Cosems?

Beth: Um Cosems cada vez mais fortalecido e representativo em todas as instâncias, federal, estadual e municipal, estruturado tecnicamente e administrativamente para dar o suporte necessário aos Gestores Municipais de Saúde do Estado.

 

Compartilhar