Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Apoiadores do Cosems participam de oficina nacional de formação

Publicado em:
16 de maio de 2018

Nos dias 16 e 17 de maio está sendo realizado o Curso de Aprimoramento em Práticas de Apoio Para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, que consiste em uma oficina para formação dos apoiadores da Rede Colaborativa. O evento está sendo realizado em São Paulo e tem o objetivo de formar os apoiadores dos 26 estados brasileiros.

Estão presentes na capacitação os 16 apoiadores regionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), a presidente do Cosems/MT e apoio executivo na diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) sobre o acompanhamento e execução do projeto Rede Colaborativa Silvia Regina Cremonez Sirena e a assessora técnica do Cosems/MT e coordenadora estadual do Projeto Apoiadores em Mato Grosso Geny Catarina Francisca Rodrigues Lopes.

Dentre os temas sobre a Rede Colaborativa estão sendo tratados a história, os objetivos, as abordagens e diversos assuntos que envolvem o projeto e a saúde. Segundo Silvia Sirena este encontro é o marco inicial de um novo ciclo. “Mato Grosso é o único estado que tem 100% dos apoiadores no projeto vinculado ao Hospital Alemão Osvaldo Cruz. A bagagem de conhecimento que esses 16 apoiadores do estado terão ao longo dos três anos fortalecerá e enraizara as regiões de saúde, o que minimizará os danos causados pela alta rotatividade dos gestores. Com isso, teremos referências nas regiões com empoderamento de formação e informação em tempo oportuno, o que será imprescindível para fortalecimento das regiões de saúde”, aponta.

O curso está sendo organizado pelo Ministério da Saúde, pelos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), pelo Conasems e pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

WhatsApp Image 2018-05-16 at 08.12.39

No dia 15, a coordenadora estadual do projeto Geny Lopes e a presidente do Cosems/MT e integrante do comitê executivo do Conasems Silvia Sirena participaram da oficina voltada para coordenadores e comitê executivo do Projeto com o tema “Abertura do Projeto Formação Rede Colaborativa para fortalecimento da gestão municipal do SUS”. Foram discutidos a contextualização do projeto, as ações esperados dos coordenadores, perfis e lideranças, feedbacks sobre o projeto e o curso, além da discussão para alinhamento e facilitação de ações dos grupos com os apoiadores.

WhatsApp Image 2018-05-16 at 09.23.59 WhatsApp Image 2018-05-16 at 09.24.27

Compartilhar