Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Ana Paula: o exemplo de proatividade no Cosems

Publicado em:
14 de maio de 2018

Continuando a nossa série de entrevistas com a equipe técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), hoje o destaque vai para a Ana Paula Louzada. A Ana, como é chamada carinhosamente, atua no Cosems há 11 anos e sempre está à frente das ações, eventos, decisões e organização. A proatividade é nítida, e ela faz as coisas acontecerem no Conselho. Confira a entrevista a seguir.

Cosems: Fale-nos um pouco de você Ana Paula.

Ana: Eu sou Ana Paula Louzada, tenho 37 anos e possuo graduação em Serviço Social. Também tenho especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Já fiz vários cursos de atualização em diversas temáticas: Atenção Básica, Educação Permanente em Saúde, Planejamento do SUS, Curso de Formação de Tutores do CDG-SUS que é de Desenvolvimento Gerencial voltado para fortalecer a gestão municipal, Desenvolvimento Profissional e destaco como um dos mais importantes o Profides, que é o curso de Profissional em Desenvolvimento.

Cosems: E qual a sua história com o Cosems?

Ana: Como técnica do Cosems Mato Grosso, busco estar sempre estudando as diversas áreas do Sistema Único de Saúde (SUS). Entrei no Cosems em abril de 2007 para apoiar o desenvolvimento do Projeto que se chamava “Rede de Apoio ao SUS”. Na época o Cosems havia conseguido junto a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) convênio para desenvolver projetos que tinham como objetivo qualificar os gestores municipais de saúde, e o Projeto da Rede de Apoio ao SUS era um destes. Eu atuava como estagiária neste projeto e quem o coordenava era a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Salete Ribeiro, que foi uma pessoa que trabalhou muito em prol do desenvolvimento da qualificação dos gestores. E com o passar do tempo deixei de ser estagiária para compor a equipe técnica do Cosems, visto que naquele momento a Diretoria entendeu que precisava ampliar a equipe e minha colaboração foi bem avaliada tanto pelos colegas de equipe como também pela Diretoria.

Desde que ingressei no Cosems passei a participar dos debates da área de qualificação, uma vez que entrei para dar apoio a um projeto de formação, acabei me adentrando mais nesta área. Por conta disso representei o Cosems, desde 2008 até fevereiro deste ano, na Comissão de Integração Ensino x Serviço (CIES). Nos assuntos voltados para área de gestão do trabalho e educação em saúde eu tenho feito esse acompanhamento. Assim, também represento o Cosems na comissão que acompanha o Projeto Mais Médico em nosso estado. Atualmente também respondo pela Secretaria Executiva do Cosems, apoiando a Diretoria Executiva na coordenação dos trabalhos junto à equipe, bem como operacionalizando as ações encaminhadas nas Reuniões de Diretoria e também das Reuniões de Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso (CIB).

Cosems: Quais os desafios que o Cosems enfrenta?

Ana: Trabalhar na equipe do Cosems é sempre um desafio presente e futuro, pois não temos uma área especifica. Acabamos apoiando os gestores municipais e a Diretoria no processo de se fazer uma gestão municipal de saúde com qualidade e não esquecendo nunca que nossa missão é defender os interesses da gestão municipal com foco no usuário dos serviços do SUS. É este usuário que dá sentido para o bom desenvolvimento desta política.

Acredito que um dos maiores desafios do Cosems é manter a qualificação permanente dos gestores, nesta busca em cumprir sua missão institucional que é fortalecê-los, vistos os desafios postos no cotidiano dos municípios, que é garantir saúde. O desafio de fazer chegar aos quatro cantos deste estado informações que apoiem os gestores e ter financiamento para isso. Outro desafio constante do Cosems é realizar periodicamente avaliação de suas ações, como também realizar, e efetivamente fazer cumprir, seu planejamento e metas. Costumo dizer que nem sempre é possível cumprir o que programamos, pois a vida é sempre maior que os combinados, porém temos que cotidianamente olhar o horizonte onde queremos chegar para traçar linhas de atuação, para que alcancemos resultados positivos ao longo do ano.

Cosems: Quais os avanços que você percebeu no Cosems ao longo desses anos.

Ana: Eu vejo que ao longo dos meus 11 anos de Cosems tivemos vários avanços e muitas conquistas. Desde que estou aqui, cada presidente que passou pelo Conselho deixou sua contribuição. O Cosems cresceu muito a meu ver quando iniciou o processo de fortalecimento dos gestores, quando intensificou sua atuação na formação permanente dos Vices Regionais nas Reuniões de Diretoria, bem como na qualificação de sua equipe técnica que consegue dar resposta em tempo oportuno aos municípios. Também melhorou seu espaço físico e equipamentos, adquiriu dois veículos, como também aumentou sua equipe técnica, atualmente somos seis. Tudo isso resulta qualidade na ambiência do trabalho.

O Projeto de Apoiadores Regionais, que já segue em seu terceiro ano, tem trazido resultado bastante positivo quando se trata de manter o gestor atualizado como também apoiá-lo nos processo de decisão nos espaços colegiados. Outra ação que destaco aqui é a implantação nos Colegiados de Gestores Municipais nas regiões. Este foi um das estratégias traçadas pela nossa colega Joacir, que era parte desta equipe e infelizmente por conta de CA nos deixou, que tinha como propósito instituir um espaço regional onde os gestores pudessem dialogar e pactuar assuntos de seus interesses que vão além das pautas de Comissões Intergestoras Regionais (CIR), que seriam como Cosems regionais. A partir do apoio, foi possível implantar esse espaço que empoderou o Vice Regional do seu papel de porta-voz da região e também espaços vivos de educação permanente, onde estes dialogam e buscam caminhos juntos para superar os desafios municipais e regionais.

Cosems: E quais os desafios que você vê para o Cosems?

Ana: A meu ver, o desafio do Cosems é manter vivas estas iniciativas que vêm dando certo, que são positivas, como os apoiadores regionais, as discussões e debates nas reuniões de diretoria e CIB, o apoio no desenvolvimento dos instrumentos de gestão, a participação permanente nos espaços de decisão, regional com o CIR, estadual com o CIB e nacional com a Comissão Intergestora Tripartite (CIT) e buscar constantemente ter um colegiado unido, qualificado e que não perca de vista que estamos lutando todos os dias para assegurar uma vida melhor para as pessoas.

Compartilhar